Despesas da startup e dos sócios: entenda a importância de separá-las corretamente
Misturar finanças dos sócios e da empresa pode arruinar a sua startup! Vem entender a importância do controle correto do financeiro e como fazer isso
Fundar uma startup é um dos passos mais importantes e excitantes que um empreendedor pode ter. Mas após a fundação, existem vários desafios, desde a contratação de bons profissionais à gestão dos recursos financeiros e da contabilidade.
Embora a startup conte com a ajuda de profissionais da área, os empreendedores também precisam colocar empenho na gestão para alcançar bons resultados. Por isso, é importante que os sócios tenham consciência de quais são as despesas da empresa e as despesas pessoais. E, não misturá-las!
Neste artigo, vamos entender melhor sobre a importância de manter as despesas pessoais e empresariais separadas e como fazer de forma correta.
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Entenda sobre as despesas da sua startup
As despesas da startup referem-se a todos os custos, encargos e gastos essenciais para a operação da empresa. Estas despesas são usadas para promover serviços ou produtos aos clientes, melhorar a produtividade da empresa, suprir as necessidades do negócio, aprimorar produtos e serviços, alcançar objetivos de longo prazo e assim por diante.
Já quando falamos das despesas dos sócios se referem a todos os custos, encargos e gastos pessoais dos sócios, como alimentação, deslocamento, entre outros.
Considerando tudo isso, qual deve ser a abordagem correta?
É importante que os sócios entendam a importância de separar as suas despesas, como dito antes das despesas da startup. É necessário ter uma conta específica para a empresa, e os sócios não devem utilizar recursos da empresa para fins pessoais.
Qual a importância de separar as despesas dos sócios das despesas da startup?
A má organização das finanças, tanto pessoais quanto comerciais, pode resultar em uma estimativa errada do patrimônio da empresa. Pode parecer algo banal, mas isso gera consequências catastróficas para as empresas.
A falta de controle influencia a forma de monitorar as despesas e os custos comerciais. Como consequência, os esforços para reduzir tais valores tornam-se fúteis, pois há certas retiradas que não são conhecidas.
É incrivelmente difícil para o empresário medir o sucesso e a rentabilidade de sua empresa. Às vezes, a demanda de vendas sobe, mas os ganhos não são aparentes. Esta é uma das graves repercussões das finanças combinadas.
A longo prazo, esta má estimativa do fluxo de caixa poderia resultar em dificuldades no cumprimento de compromissos como o pagamento de funcionários, fornecedores e impostos.
Imagine sua empresa com todas essas consequências. É possível sair desse buraco? O ideal é evitar isso ao máximo!
Além disso, misturar essas despesas pode acarretar outras consequências, como, por exemplo:
- Falta de dinheiro no caixa da empresa;
- Relações entre os sócios pode ser abalada;
- Risco de endividamento empresarial;
- Riscos fiscais;
- Falta de controle financeiro preciso;
- Dificuldade para decidir corretamente;
- Dificuldade para montar planejamento a longo prazo, e muito mais.
E qual é a melhor forma de separar as despesas?
A algumas estratégias que podem ajudar os sócios a manterem as contas separadas, veja algumas indispensáveis:
- Desenvolva, e siga, o planejamento financeiro empresarial;
- Estabelecer um pró-labore;
- Ter conta bancária exclusiva da empresa;
- Controle às retiradas do caixa da empresa;
- Crie reservas de emergência, para a empresa e reservas pessoais de cada sócio.
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Ter uma empresa é o sonho de muitas pessoas, mas também é importante ter bastante atenção às despesas e manter a separação entre as despesas da empresa e as despesas pessoais.
Contar com a ajuda de um contador experiente pode ser um grande aliado nos desafios financeiros: eles poderão ajudá-los a identificar e organizar as despesas da startup, garantindo uma gestão completa e clara.
Por isso, se você pretende abrir uma startup, entre em contato com a QBF Accounting para se certificar de que está dando os primeiros passos certos para o sucesso financeiro da sua empresa.
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