Realizar pesquisa de mercado ajudará você a ter mais segurança em sua atuação
Entenda por que realizar pesquisa de mercado é uma decisão inteligente ao estar à frente de uma startup. Leia e atualize-se!
Realizar a pesquisa de mercado é uma estratégia que ajudará você a ter mais segurança em suas decisões, ao gerir uma startup.
Sabendo disso, preparamos este artigo visando ajudar você a entender mais sobre o assunto e apresentar conhecimento o qual auxilia a elaborá-la de acordo com as suas necessidades.
Em nossa conversa, vamos entender o que ela é e a importância, dificuldades que você pode ter ao realizá-la e como fazer a pesquisa de mercado da sua startup.
O que é uma pesquisa de mercado e qual a importância?
Uma pesquisa de mercado pode ser entendida como uma análise do contexto no qual você irá operar de maneira a proporcionar entendimento sobre as características dos diferentes entes que o compõem e também a maneira como eles interagem.
Sendo assim, por meio dela, você consegue saber mais sobre:
- Clientes;
- Fornecedores;
- Concorrentes;
- Aspectos externos que podem influenciar seus resultados etc.
Ela é importante ao facilitar que suas decisões estejam alinhadas com o cenário no qual você atua.
Por exemplo, fica mais fácil realizar ações de marketing quando você sabe onde seu cliente está e as preferências dele.
Aproveite para conhecer este artigo:
Quais dificuldades os gestores costumam ter quando se trata de fazer a pesquisa de mercado?
Um dos maiores obstáculos que gestores costumam ter é dispor de tempo para realizar o estudo.
A gente sabe que você e sua equipe precisam lidar com outras demandas que costumam ter caráter emergenciais.
Por vezes, isso ocorre com muita frequência, e tais demandas são essenciais para que a empresa possa operar.
Ainda, nem todos conhecem a forma de estruturar uma pesquisa de mercado e quais os procedimentos são necessários para realizá-la.
O vídeo abaixo vai ajudar você a saber mais sobre o assunto:
Como a pesquisa de mercado é feita?
Existem vários métodos que podem ser usados para realizar a pesquisa de mercado.
Por exemplo, você poderá fazer entrevistas com diferentes indivíduos.
Isso dará a você dados para entender melhor suas particularidades e forma como direcionar a atuação da sua startup.
É possível analisar estatísticas e estudos efetuados por diferentes entes, como universidades, órgãos do governo e empresas especializadas.
Ainda, poderá realizar seu estudo considerando dados qualitativos, os quais envolvem números, e quantitativos, subjetivos e que devem ser considerados, por exemplo, o contexto do indivíduo.
Quais os cuidados considerar ao realizar a pesquisa de mercado?
Ao realizar a sua pesquisa de mercado, é preciso inicialmente que você tenha um foco.
Ou seja, é necessário saber, por exemplo:
- qual será o público que será analisado;
- o que você deseja saber;
- ter cuidado para que o método escolhido não acabe influenciando a resposta do seu público;
- usar linguagem clara, respeitosa e objetiva;
- fazer tudo de forma ética.
Nesse sentido, ter apoio especializado facilitará bastante a realização de pesquisa de mercado em sua startup.
Sugestão de leitura:
Clique no link abaixo e conheça quem pode auxiliar você nesse assunto:
Suporte especializado para gestão estratégica
QBF: ajudamos empresas como a sua a terem melhores resultados
A gente pode observar em nossa conversa que a pesquisa de mercado ajudará você a ter informações as quais permitem tomar decisões alinhadas com os objetivos da sua empresa.
Nesse sentido, seguir as dicas que trouxemos permite realizá-la com mais eficiência.
Isso posto, cabe trazer que nós, da QBF, podemos dar o suporte de que você precisa para uma gestão mais eficiente da sua startup.
Vamos conversar sobre isso?
Clique no botão abaixo e fale com a gente!
Preciso de auxílio para gerir minha startup de maneira mais prática