Contabilidade em São Paulo | QBF Accounting

Separe as despesas da sua startup e sócios – conheça a importância dessa prática para a saúde da sua empresa

Despesas da startup e dos sócios: entenda a importância de separá-las corretamente

 Misturar finanças dos sócios e da empresa pode arruinar a sua startup! Vem entender a importância do controle correto do financeiro e como fazer isso

Fundar uma startup é um dos passos mais importantes e excitantes que um empreendedor pode ter. Mas após a fundação, existem vários desafios, desde a contratação de bons profissionais à gestão dos recursos financeiros e da contabilidade. 

Embora a startup conte com a ajuda de profissionais da área, os empreendedores também precisam colocar empenho na gestão para alcançar bons resultados. Por isso, é importante que os sócios tenham consciência de quais são as despesas da empresa e as despesas pessoais. E, não misturá-las!

Neste artigo, vamos entender melhor sobre a importância de manter as despesas pessoais e empresariais separadas e como fazer de forma correta. 

Melhore a gestão financeira da sua startup lendo também… 

Aprenda A Fazer Uma Gestao Financeira Eficiente Para Sua Startup Blog - QBF Accounting and Consulting

Entenda sobre as despesas da sua startup 

As despesas da startup referem-se a todos os custos, encargos e gastos essenciais para a operação da empresa. Estas despesas são usadas para promover serviços ou produtos aos clientes, melhorar a produtividade da empresa, suprir as necessidades do negócio, aprimorar produtos e serviços, alcançar objetivos de longo prazo e assim por diante. 

Já quando falamos das despesas dos sócios se referem a todos os custos, encargos e gastos pessoais dos sócios, como alimentação, deslocamento, entre outros. 

Considerando tudo isso, qual deve ser a abordagem correta? 

É importante que os sócios entendam a importância de separar as suas despesas, como dito antes das despesas da startup. É necessário ter uma conta específica para a empresa, e os sócios não devem utilizar recursos da empresa para fins pessoais.

Qual a importância de separar as despesas dos sócios das despesas da startup?

A má organização das finanças, tanto pessoais quanto comerciais, pode resultar em uma estimativa errada do patrimônio da empresa. Pode parecer algo banal, mas isso gera consequências catastróficas para as empresas.

A falta de controle influencia a forma de monitorar as despesas e os custos comerciais. Como consequência, os esforços para reduzir tais valores tornam-se fúteis, pois há certas retiradas que não são conhecidas.

É incrivelmente difícil para o empresário medir o sucesso e a rentabilidade de sua empresa. Às vezes, a demanda de vendas sobe, mas os ganhos não são aparentes. Esta é uma das graves repercussões das finanças combinadas.

A longo prazo, esta má estimativa do fluxo de caixa poderia resultar em dificuldades no cumprimento de compromissos como o pagamento de funcionários, fornecedores e impostos. 

Imagine sua empresa com todas essas consequências. É possível sair desse buraco? O ideal é evitar isso ao máximo!

Além disso, misturar essas despesas pode acarretar outras consequências, como, por exemplo:

E qual é a melhor forma de separar as despesas?

A algumas estratégias que podem ajudar os sócios a manterem as contas separadas, veja algumas indispensáveis:

Sugestão de leitura:

Conheça as facilidades que a QBF Accounting pode oferecer a sua empresa

Ter uma empresa é o sonho de muitas pessoas, mas também é importante ter bastante atenção às despesas e manter a separação entre as despesas da empresa e as despesas pessoais. 

Contar com a ajuda de um contador experiente pode ser um grande aliado nos desafios financeiros: eles poderão ajudá-los a identificar e organizar as despesas da startup, garantindo uma gestão completa e clara.

Por isso, se você pretende abrir uma startup, entre em contato com a QBF Accounting para se certificar de que está dando os primeiros passos certos para o sucesso financeiro da sua empresa.

PRESSIONE AQUI PARA FALAR COM UM ESPECIALISTA EM FINANÇAS PARA UMA MELHOR GESTÃO

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile