Veja a importância do controle financeiro empresarial e saiba como gerir
O controle financeiro empresarial é um dos aliados mais importantes de qualquer negócio. Saiba mais sobre como aplicá-lo na sua empresa!
O controle financeiro de uma empresa está entre os fatores mais determinantes para o seu sucesso ou fracasso. No Brasil, o controle financeiro empresarial está entre as dificuldades mais comuns aos empreendedores.
Dentre essas dificuldades, podemos incluir diversas ações essenciais para uma empresa, mas que são frequentemente ignoradas, como separar contas pessoais e as da empresa, manter um registro diário de caixa, acompanhar os tributos corretamente, dentre outras.
Por isso, neste texto, vamos te apresentar tudo o que você precisa saber sobre o controle financeiro empresarial. Você verá diversas dicas de como resolver de vez o controle financeiro do seu negócio. Boa leitura!
O que é controle financeiro empresarial?
O controle financeiro empresarial é um ramo da contabilidade focado no gerenciamento e controle das demandas financeiras de uma empresa. Com isso, visa organizar e estruturar processos para facilitar o gerenciamento das finanças de uma empresa.
É possível encontrar escritórios de contabilidade, e de assessoria contábil, especializados no controle financeiro para empresas. Tais escritórios atuam no acompanhamento de todos os processos financeiros e contábeis que envolvem um negócio.
Quais os benefícios do controle financeiro empresarial?
O controle financeiro é a espinha dorsal de uma empresa. Sem ele, o empreendedor estará sempre no escuro sobre a situação do seu negócio. Ele não saberá se a empresa está lucrando, se está perdendo dinheiro, e muito menos conseguirá fazer projeções sobre o seu futuro.
Infelizmente, muitos empreendedores ainda ignoram a importância do controle financeiro para suas empresas e acabam tendo que enfrentar grandes problemas em razão disso.
Se você está entre os empreendedores que subestimam a importância do controle financeiro empresarial, a primeira coisa a ter em mente é que esse tipo de serviço vai muito além de anotar entradas e saídas do caixa da empresa.
Uma assessoria contábil em controle financeiro empresarial poderá, por exemplo, ajudá-lo com a precificação dos seus produtos, o acompanhamento dos custos e até mesmo verificar se os impostos estão sendo pagos devidamente. Por isso, há diversos benefícios proporcionados por um controle financeiro empresarial, como:
- Economia de gastos e despesas;
- Maior controle de caixa;
- Melhor acompanhamento de tributos;
- Maior eficiência e economia de tempo;
- Auxílio na precificação de produtos;
- Maior segurança financeira;
- Otimização de processos;
- Melhor controle de estoque;
- Maior produtividade.
Para que serve o controle financeiro empresarial?
De um modo geral, podemos dizer que o maior benefício de uma assessoria em controle financeiro empresarial é poder proporcionar maior independência e autonomia ao empreendedor.
O empreendedor terá mais tempo para dedicar a outros processos importantes da empresa, como a prospecção de clientes e a entrega dos serviços. Além disso, poderá contar com um importante auxílio para tomar decisões sobre a gestão e condução do negócio.
Imagine ter que tomar decisões de longo prazo para um negócio mesmo sem ter acesso a projeções sobre o seu futuro, sem ter um registro do caixa dos últimos meses, ou até mesmo sem ter qualquer ideia do andamento de seus impostos e tributos.
Uma assessoria em controle financeiro empresarial poderá lhe ajudar com tudo isso. O acompanhamento desses fatores torna mais fácil para uma empresa receber investimentos anjo, encontrar sócios ou até mesmo conseguir compradores.
Por que se preocupar com o controle financeiro empresarial
O controle financeiro empresarial é o caminho mais eficiente para garantir uma empresa financeiramente saudável. Com um controle financeiro, você poderá evitar diversos erros de gestão e de condução de um negócio.
Como melhorar o controle financeiro da minha empresa?
Há diversas ações que você pode implementar na sua empresa para melhorar o seu controle financeiro. Confira algumas delas:
- Separar as contas pessoais das contas da empresa. Não há dúvidas de que esse é o erro de gestão financeira mais cometido por empreendedores. Se você ainda comete esse erro e não separou as contas do seu negócio, faça isso o quanto antes!
- Ter um controle de caixa diário. Anote as entradas e saídas do seu caixa diariamente. Procure automatizar esse processo com o uso de softwares para o seu nicho. Há diversos softwares de gestão financeira para esse fim.
- Tenha um controle do seu orçamento. Mantenha o controle do orçamento da sua empresa e jamais o utilize sem uma função específica.
- Defina o seu pró-labore. Esqueça a ideia de retirar dinheiro do caixa da empresa sempre que parecer possível. Não importa a sua função, defina o seu pró-labore e viva de acordo com ele. Lembre-se: o dinheiro da empresa não é seu.
- Esteja atento aos prazos para pagamento de impostos e tributos. Mantenha o controle de todos os impostos que você paga e esteja sempre atento aos prazos de cada um.
- Tenha atenção com os seus contratos. Os contratos com fornecedores são sempre uma fonte comum das dores de cabeça dos empreendedores. Por isso, tenha atenção com os seus contratos, sobretudo com prazos de pagamento e as formas de execução.
- Cuidado com a precificação. Ter preços corretos é parte essencial do sucesso de qualquer empresa. Sem isso, você nunca saberá se está tendo lucro e até mesmo se conseguirá manter o funcionamento do negócio. Por isso, aprenda a precificar ou procure um profissional para auxiliá-lo.
- Faça balanço de caixa com maior frequência. O balanço de caixa é uma ferramenta indispensável para avaliar a situação geral do seu negócio. Procure fazê-lo com maior frequência. Mensalmente parece ser o ideal.
Como saber se devo contratar uma assessoria em controle financeiro empresarial?
Se você está em dúvida sobre se vale a pena contratar uma assessoria em controle financeiro empresarial, há alguns indicativos que podem sinalizar a necessidade de uma assessoria desse tipo:
- Falta de tempo para controlar o caixa da empresa;
- Dificuldade com a precificação de produtos;
- Negligência com o pagamento de tributos;
- Não ter uma assessoria contábil própria;
- Não ter conhecimento das finanças atuais da empresa e do seu desempenho nos últimos meses;
- Dentre outros.
Confira também:
Controle financeiro empresarial é com o BPO da QBF Accounting
O BPO Financeiro nada mais é do que a terceirização do setor financeiro para uma empresa especializada no setor, assim, sua empresa tem as melhores soluções em todos os processos do financiamento para adquirir competência na gestão e controle financeiro.
Aqui, na QBF Accounting, oferecemos o que de melhor há em serviços BPO Financeiro para que sua empresa possa ter nosso auxílio especializado e potencialize seus lucros através de uma gestão consciente e efetiva.
Portanto, basta entrar em contato conosco e saber como o BPO pode ajudar a sua empresa a ter sucesso financeiro de forma ágil e eficaz.
CLIQUE AQUI E OTIMIZE O SEU CONTROLE FINANCEIRO EMPRESARIAL COM O NOSSO AUXÍLIO ESPECIALIZADO!